Review: Montreal - Centre Bell



Iron Maiden - Montreal
Texto e Fotos - Everaldo Junior

Os shows estão sendo progressivos aqui no Canadá. A medida que vão se passando, a banda vai se soltando mais, se sentindo melhor em cada cidade e, consequentemente, melhorando a performance ao vivo. O grande carro-chefe do Iron Maiden. E assim foi em Montreal na última quarta-feira. Meu último dia na cidade com um show do Iron Maiden. Nada mau. Ainda mais na presença de um amigão. Camillo Lakiss, vulgo monstro. Talvez por ter gostos iguais e pensamentos relativamente iguais, ele tenha sido meu único amigo nos tempos da faculdade. Por isso, na época, nos botaram o apelido de Tico e Teco.

Lá se vão dois anos que o monstro decidiu sair do Hellcife e morar em Montreal. Desde então, tava devendo uma visita. No começo do ano, o Iron Maiden anunciou a turnê que passaria apenas por EUA e Canadá. Nada melhor então que unir o útil ao agradável. Visitar um amigo, a pista de Montreal (quem é fã de F1, vai entender) e de quebra, assistir ao Iron Maiden numa turnê especial como a Maiden England. E assim foi.





A gente chegou no Centre Bell, meia hora antes do show, logo escolhemos nossos lugares, sem nenhum estresse e nos acomodamos. O público de Montreal foi, mais uma vez, bastante educado como o restante dos shows no Canadá até então (Ottawa e Quebec), mas, entre os três, o mais apaixonado. Um animado Bruce Dickinson falou em francês a noite inteira com o público, o que ganha a simpatia de qualquer nativo. Um dos pontos que o baixinho abordou, foi a relação especial que a banda tem com o Canadá. A primeira turnê por aqui foi há distantes trinta anos. Na tour do The Number of the Beast.



Cerca de 15 mil pessoas estavam presentes na quarta-feira, 11 de julho, no Centre Bell em Montreal. E tenho certeza que, todas elas, inclusive eu e meus amigos, voltaram pra casa 90% satisfeitas. Performance inspirada, toda a pirotecnia funcionando perfeitamente, público empolgado e composto realmente de fãs. O único porém, de novo, é o set list. Acompanho os caras desde 1996 e já é sabido que os set lists da banda, infelizmente, são seu calcanhar d'Aquiles. Já disse isso nos outros posts dos shows de Ottawa e Quebec e vou dizer novamente aqui. É um sacrilégio deixar de fora "Infinite Dreams" justo na turnê revisitada do 7th Son. Em alguns momentos do show, onde havia um pouco mais de discurso do Bruce, até rolou uma breve esperança de tocarem, mas nada feito. A esperança que executem esssa obra-prima nas pernas 3 e 4 de 2013, porém, continua. A nós, pobres mortais, nos resta aguardar.



SETLIST - MAIDEN ENGLAND TOUR - MONTREAL 11/07/2012

1. Moonchild
2. Can I Play With Madness
3. The Prisoner
4. 2 Minutes To Midnight
5. Afraid To Shoot Strangers
6. The Trooper
7. The Number Of The Beast
8. Phantom Of The Opera
9. Run To The Hills
10. Wasted Years
11. Seventh Son Of A Seventh Son
12. The Clairvoyant
13. Fear Of The Dark
14. Iron Maiden

Encore:

15. Churchill's Speech/Aces High
16. The Evil That Men Do
17. Running Free