Curitiba: Pedreira Paulo Leminski pode ser reaberta!

A Pedreira Paulo Leminski, localizada na cidade de Curitiba, local onde funcionou uma antiga usina de asfalto, é cercada por um paredão de rocha de 30 metros e possui uma arena com mais de 100 mil m². A Pedreira já recebeu entre outros shows: Iron Maiden, Paul McCartney, David Bowie, Roberto Carlos, Ramones, Sepultura, Paralamas do Sucesso, INXS, Skank, Bestie Boys, Pixies, Titãs, AC/DC e mais uma infinidade de artistas dos mais diferentes gêneros.

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Meio Ambiente contra o município de Curitiba corre na 4ª Vara da Fazenda. O MP acatou pedido de alguns poucos moradores da região da Pedreira, que reclamavam do barulho e desordem que acontecia no local em dias de eventos. Desde julho de 2008, o espaço está interditado, sendo que para a realização de algum evento, a produção precisa por o projeto para avaliação do juiz, que pode vetar a realização. O último show realizado na Pedreira foi em agosto daquele ano.

Já são quase quatro anos de espera, mas a luta pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski está chegando ao fim. Na tarde da última segunda-feira (06), a Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Paraná chegaram a um acordo para liberar o espaço após a implantação de uma série de obras no local.

Só depois de concluídas as obras prometidas pela Prefeitura, é que a juíza Mariana Gusso, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, irá revogar a liminar que proíbe os shows.

“Na prática, os shows voltam assim que a Pedreira receber a adequação necessária para que não haja mais prejuízo para os vizinhos. Ao mesmo tempo, essas exigências farão com que os eventos realizados no local sejam mais profissionais”, afirma o vereador Jonny Stica, que encabeça a campanha A Pedreira É Nossa!. As intervenções (como, por exemplo, saídas de emergência, sinalização e até a construção de um elevador) visam adequar a Pedreira às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar (PM).



Além das obras, a Prefeitura apresentou também as informações pedidas pelo Ministério Público e pelos moradores do entorno sobre áreas de escape necessárias, laudo sonoro indicando os equipamentos ideais para evitar vazamento excessivo de som e até os procedimentos sugeridos para gerenciamento de trânsito e segurança da região, elaborados por vários órgãos.

“Tudo isso faz parte do acordo firmado hoje. Após a liberação, quando um produtor quiser realizar um show, precisará utilizar o equipamento de som padrão exigido pela Prefeitura e depositar um cheque caução para poder alugar a Pedreira. Haverá fiscalização antes do início dos shows que poderá até impedir a realização do mesmo. Enfim, será obrigatório ao realizador seguir todas as exigências que foram apresentadas hoje”, explica o vereador.

IRON MAIDEN NA PEDREIRA EM 2008 (SOMEWHERE BACK IN TIME WORLD TOUR)

Ainda não há prazo definido para o início das obras, mas o vereador Stica afirma que buscará intermediar um calendário juntamente à Prefeitura. O acordo era um caminho até natural para o caso. Porém, para acontecer, foi preciso um empurrãozinho de mais de 17 mil pessoas que apoiaram a campanha A Pedreira É Nossa!. O movimento serviu não só como um contrapeso na discussão sobre a viabilidade do melhor espaço para shows de Curitiba, mas também teve participação ativa e determinante em várias etapas do processo que culminou no fechamento da Pedreira.

“Foram reuniões com moradores da região, músicos, produtores, advogados, promotores, procuradores, juízes, prefeito, várias visitas ao Fórum, e até eventos como um que fizemos nas Ruínas do São Francisco. Tudo pra mostrar à sociedade que muita gente desejava continuar vendo shows na Pedreira”, lembra o vereador Jonny Stica. Vários itens contidos no acordo, por exemplo, foram costurados nessas reuniões promovidas pelo movimento.

A audiência desta segunda-feira tinha sido determinada em novembro, quando o Ministério Público, autor do processo, e a Prefeitura Municipal, que é ré, não fecharam acordo, mas consideraram a possibilidade de resolver a questão. Na ocasião, a municipalidade se comprometeu a apresentar laudos mais completos e uma série de compromissos para garantir melhor organização dos eventos no local.

MOVIMENTO A PEDREIRA É NOSSA!
http://www.apedreiraenossa.com.br
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »