Jonathan Faganello no Rio Harp Festival 2011

Evento anual incluído no calendário cultural carioca, o Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro - RioHarpFestival - chega à sexta edição oferecendo até o dia 31 deste mês um total de 69 concertos de um dos mais antigos instrumentos musicais da história da humanidade. Desde o dia 1º, harpistas brasileiros e de mais 21 países vêm se apresentando, ao longo dos sete dias da semana, em concertos gratuitos, em diversos espaços: museus, centros culturais, palácios, igrejas, sinagogas, estações do metrô e até mesmo no Corcovado, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Entre as atrações internacionais desta edição estão nomes como a japonesa Inoue Kumiko e o jovem instrumentista Benjamin Creighton, do País de Gales, que com apenas 13 anos de idade já ganhou vários prêmios e é considerado a grande revelação da harpa no mundo. No dia 22, às 16h, no Museu da favela Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, e no dia 23, às 18h, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura carioca, os concertos são com a também galesa Claire Jones, harpista oficial da corte britânica, que tocou no recente casamento do príncipe William com Kate Middleton.

Há também uma semana dedicada aos harpistas latino-americanos, reunindo instrumentistas da Argentina, do Chile, Paraguai, Peru, da Colômbia, Venezuela, do México e de países do Caribe. No repertório dos concertos, obras clássicas se juntam a variados gêneros populares, como músicas antilhanas e paraguaias.

Na programação do evento, o Arquivo Nacional recebe hoje, 10 de maio, às 17h e amanhã, 11 de maio, às 12h, no CCBB, a harpa do brasileiro Jonathan Faganello, que faz sucesso na internet com vídeos para versões em harpa para clássicos de bandas como Iron Maiden e Metallica!





Harpistas brasileiros de renome, como Silvia Braga e Maria Célia Machado, também estão na programação. Um dos destaques nacionais é o concerto da Orquestra Brasileira de Harpas interpretando obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Edino Krieger, entre outros compositores.


VI RIO HARP FESTIVAL - 2011

10 DE MAIO - TERÇA-FEIRA 
Arquivo Nacional - 17:00h
Praça da República, 173 – Centro
Capacidade: 150 lugares
Músico: Jonathan Faganello, harpa – Brasil 
Programa: Iron Maiden, Metallica, Stratovarius, Scorpions, Rhapsody of Fire. 

11 DE MAIO - QUARTA-FEIRA
Centro Cultural Banco do Brasil - 12:30h
Rua Primeiro de Março, 66 - 4º andar – Centro
Capacidade: 100 lugares 
Músico: Jonathan Faganello, harpa – Brasil 
Programa: Iron Maiden, Metallica, Stratovarius, Scorpions, Rhapsody of Fire.


A programação completa pode ser consultada no site www.rioharpfestival.com.br

Saiba um pouco mais sobre Jonathan Faganello na matéria abaixo e no site oficial do músico.
http://www.jonathanfaganello.com.br



Fonte: Jonal do Brasil / Destak