The Final Frontier - Diário de Kevin Shirley (Parte 5)

Dando continuidade aos diários escritos pelo produtor Kevin Shirley sobre as gravações de "The Final Frontier”, o site oficial do Iron Maiden publicou a quinta e última parte da série! Confira a tradução do Blog Imprensa Rocker!

Segunda-feira, 22 de Fevereiro e 2010:
Malibu – Califórnia
Compilei o vocal principal de três ou quatro performances de Bruce para “Coming Home”, e me concentrei em mixar a música.

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010:
Malibu – Califórnia
Compilei o vocal de “The Final Frontier” hoje – e então mixei. Steve veio no fim do dia e achou que ela soava muito cheio, então farei uma mixagem mais seca amanhã.

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010:
Malibu – Califórnia
Fiz uma mixagem mais seca e alguns ajustes em “The Final Frontier”. No final, ficamos com a mixagem de ontem – minha mixagem original. Depois disto, comecei a compilar o vocal de “Mother of Mercy” – Steve tem uma melodia vocal bem singular em sua mente, na qual Bruce não conseguia fazer 100% correto. Esta perto, entretanto… Só precisa de alguns ajustes. Deixei a compilação meio pronta – está do caralho! Voltei para casa para encontrar dois bebês doentes…

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010: Malibu – Califórnia
A noite passada foi bem dura com nossos pobres bebês doentes – então não dormimos muito na noite passada. Fui para o meu estúdio um pouco depois das 11h e encontrei Steve fazendo “cruzadinhas” – ele adora isso! Tive que voltar a me concentrar em “Mother of Mercy” e terminar a compilação do vocal!

Adrian apareceu em “The Cave” (Nota do tradutor: nome do estúdio de Kevin Shirley) para dar uma escutada – ele achou que as faixas estavam boas, mas que soavam um pouco como “uma banda de estúdio”. Ele achou que mais reverb deixaria o som mais “majestoso” e “épico”. Steve discordou veementemente. Honestamente, os dois têm razão. O que eu pessoalmente gosto nas mixagens cruas, é que ela os diferencia de qualquer outra banda de Classic Rock ou Metal. Eles não são realmente Metal de qualquer forma – não no sentido que a palavra tem hoje – eles estão mais para uma banda de Hard Progressivo. Eu prometi em fazer as mixagens dos dois jeitos para que as decisões possam ser tomadas mais tarde, se necessário.

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010: Malibu – Califórnia
Comecei o dia com um passeio de bicicleta de 48km ao longo da costa e fui para o estúdio no horário normal, às 11h, e terminei a mixagem de “Mother of Mercy”. Bruce veio de Londres esta manhã e muito gentilmente um pilha de revista da Formula 1 – é a minha paixão e os estados Unidos só os vêem cerca de seis semanas após sua aparição na Inglaterra, então eu estava particularmente animado! Ele escutou algumas coisas nas quais estamos trabalhando – ficou meio receoso com relação a umas duas linhas de vocal que ele cantou, e não gostou de um solo de guitarra em particular que gravamos no “Compass Studios”, mas deixou pra lá e se concentrou no trabalho, cantando “Isle of Avalon” e “Satrbilnd”. Ambas são bem altas – sugeri uma linha de vocal mais baixa no refrão de “Isle of Avalon”, e ele tentou; então talvez teremos uma harmonia de voz – veremos.

Sábado, 27 de Fevereiro de 2010:
Malibu – Califórnia
Um grande terremoto de 8.8 na escala Richter atingiu o Chile no começo da manhã. Estamos em alerta para tsunamis novamente, e como moramos na praia, fomos para um lugar mais alto na hora do almoço. As ondas estavam apenas 60cm mais altas, o que não afetou em nada aqui em Malibu. Tenho certeza de que isto se mostrará catastrófico novamente…

É o aniversário de Adrian hoje! Sua esposa, Nathalie, deu uma grande festa para ele. Comida deliciosa, ótimo ambiente – Steve e suas lindas filhas, Kerry e Faye apareceram, assim como Bruce e mais um monte de gente. Foi muito divertido – Ela tinha sido bem clara sobre ficar além do tempo, com “término às 23h” no convite, mas na hora de ir embora, Adrian quis que todos ficassem mais. Nathalie disse, “mas foi você quem pediu”! Nós tínhamos bebês doentes em casa, e não poderíamos ficar, de qualquer forma…

Domingo, 28 de Fevereiro de 2010: Malibu – Califórnia
Último dia do mês – vamos relaxar!

Segunda-feira, 1º de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Bruce veio de Marina Del Ray (Nota do tradutor: região costeira não incorporada à Califórnia, que possui 8.500 habitantes, aproximadamente) e cantou duas canções hoje – “Satellite 15…” e “When The Wild Wind Blows”. Comecei o trabalho de mixagem em “When The Wild Blows”.

Terça-feira, 2 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Compilei o vocal de “When The Wild Wind Blows” e a mixei! As filhas de Steve, Faye e Kerry, vieram e escutaram todas as músicas completas até agora, e depois foram com Steve para o restaurante italiano local, “The Sage Room”, para jantar.

Quarta-feira, 3 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Bruce veio hoje para escutar as cinco mixagens que já fizemos. Fiz alguns ajustes na mixagem de “When The Wild Wind Blows”, compilei o vocal principal de “The Alchemist” e também a mixei.

Quinta-feira, 4 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Comecei a compilar o vocal principal de “The Talisman”. Foi um pesadelo fazer esta compilação! Adrian apareceu no fim da tarde para pegar um CD com as mixagens que fizemos até agora.

Sexta-feira, 5 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Mixei “The Talisman”, a segunda parte. Não a parte da introdução calma que parece um cântico para assustar crianças. Eu acho que os fãs irão adorar esta canção!

Sábado, 6 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Fim de semana – feliz em ter uma folga!

Segunda-feira, 8 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Terminei de mixar “The Talisman” (a introdução acústica) e compilei o vocal de “The Man Who Would Be King”.

Terça-feira, 9 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Mixei “The Man Who Would Be King”. Adrian veio e disse que tudo estava soando bem – disse que estava 95% feliz com as mixagens do álbum e que deveríamos dar uma escutada e fazer pequenos ajustes – fico perfeitamente feliz em reavaliar qualquer uma das mixagens, por mais que a probabilidade de alterar tudo seja assustadora, mudar os sons, etc, mas Steve e eu estamos bem felizes com o álbum e nenhum de nós teria tempo para remixar, então Steve deu a palavra final e disse que finalizaríamos tudo neste fim de semana e que não iríamos remixar o álbum inteiro. Adrian por fim compreendeu, mas não ficou muito feliz!

Quarta-feira, 10 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Compilei os vocais de “Starblind” e comecei a mixá-la – está se provando ser uma mixagem complicada e bem difícil.

Quinta-feira, 11 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
Mixei “Starblind” hoje. Adrian apareceu para escutá-la – e quis um pouco mai de reverb em algumas coisas – é meio como uma batalha interna contínua, e essencialmente uma maneira de se escutar as coisas. Def Leppard de um lado e algo mais “garagem” do outro. Não foi adicionado nenhum reverb extra em nada. Adrian saiu feliz e compreensivo – eu achei!!!

Sexta-feira, 12 de Março de 2010: Malibu – Califórnia
É o aniversário de Steve hoje! Acabei de mixar o álbum inteiro – mixei “Isle of Avalon” e “Satellite 15…” hoje. As mixagens correram muito bem, e então coloquei o álbum em ordem – colocando todas as mixagens master em sequência e ajustando os espaços ou as sequências entre as canções. Steve está fazendo as malas para ir embora e estou planejando em tomar umas taças de vinho com Adrian, ás 21h – todos os caras parecem exaustos! Saímos todos para jantar…

Sexta-feira, 7 de Maio de 2010:
Oakland – Califórnia

Bem, já se passaram quase dois meses. Desde que terminei o álbum do Iron Maiden, já concluí o disco do Black Country Communion e estou no meio da produção do novo álbum do Journey. Estou no aeroporto de Oakland (estou produzindo o disco do Journey em São Francisco) – esperando para um voo de uma hora para Los Angeles, onde mais tarde irei tocar o novo álbum do Maiden para os caras da “Universal Music”. Masterizamos o álbum três vezes, e por fim decidimos ficar com minha mixagem crua ao invés das versões masterizadas. Eu achei que o local que masterizou o disco fez um ótimo trabalho, mas Steve, mesmo gostando destas versões, achou que a integridade das mixagens originais foram comprometidas de alguma forma, e então a versão crua é que ficará. Sem equalização, sem compressão, apenas como estava quando Steve escutou as MP3 das mixagens e bem do jeito que saíram do meu estúdio.

Terça-feira, 8 de Junho de 2010:
Malibu – Califórnia

Em casa após a gravação do álbum do Journey – irei para o estúdio mixar uma banda sul Africana chamada Panic Circle, hoje. O primeiro single do Maiden, “El Dorado”, foi lançado ontem como download gratuito no website da banda e imediatamente entupiu o servidor, mas recebi e-mails de centenas de pessoas que amaram a canção – então obrigado!!!

E foi assim que passei a primeira parte de 2010 – produzindo “The Final Frontier”. Espero que tenha gostado…

Kevin Shirley

Fonte: Iron Maiden
Tradução: Imprensa Rocker
http://imprensarocker.wordpress.com

The Final Frontier - Diário de Kevin Shirley
CLIQUE AQUI E LEIA O DIÁRIO COMPLETO