The Final Frontier - Diário de Kevin Shirley (Parte 3)

Dando continuidade aos diários escritos pelo produtor Kevin Shirley sobre as gravações de "The Final Frontier”, o site oficial do Iron Maiden publicou a terceira parte da série! Confira a tradução do Blog Imprensa Rocker!

Domingo, 24 de Janeiro de 2010:
Nassau, Bahamas
Acordei tarde – ainda um pouco cansado. Relaxei pelo condomínio, fiz café e assisti um pouco de futebol americano. Adrian apareceu por volta de meio-dia e pegou emprestado meu iPod para ouvir as mixagens básicas das faixas que fizemos até agora.

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010:
Nassau, Bahamas
Os caras tiraram o dia de folga, e Steve e eu fomos trabalhar às 11h. Começamos o grande trabalho de editar os diversos takes de “When The Wild Wind Blows”. Ninguém além dele tem alguma idéia de como ela ficará, e a estrutura foi um pouco alterada em comparação à sua idéia original, na reunião, mas encaixa bem e flui lindamente. Um irônico épico sobre um pacto de suicídio, em face de uma explosão nuclear. E muito “Maideniana”!

Terça-feira, 26 de Janeiro, de 2010: Nassau, Bahamas
Malhei com um treinador novamente, às 8h da manhã – ele me detonou!!!

Toda a banda – menos Bruce, que voltou à Londres – s reuniu no estúdio para escutar todas as faixas que gravamos, e ter uma visão global do álbum. Todos os caras pareceram animados após a audição, e começamos o trabalho de enfeitar as gravações básicas de “Coming Home”, com alguns overdubs. Adrian colocou um violão nos versos e refrãos, no qual dobramos para um som em stereo.

Então Davey tocou o primeiro dos solos de guitarra com sua Les Paul, que ironicamente soa como uma Stratocaster! É um solo bem “Hendrixiano”, no clima de “Little Wing”, e ele está feliz com o resultado. Então Adrian adicionou o segundo solo. Nós montamos um sistema de monitores diferentes para ele no estúdio, então ele equaliza do seu jeito e escuta nos Genelecs (Nota do tradutor: marca de um sistema de monitores de estúdio, fundado na Finlândia). Inicialmente ele ficou desconfortável, mas após um tempo conseguimos um belo solo dele. O som cru o incomoda, então eu acrescentei um pouco de “Pitch Shift”, e ele ficou feliz.

Fim do dia. Fomos para um bar local chamado “The Poop Deck” para comer uns hambúrgueres e tomar cerveja. E tequila de café. E uma cerveja de saideira. Nicko e seu amigo, Frankie – um chefe de Nova Iorque – voltaram primeiro. Eu deixei Jan e Davey batendo papo no bar.

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010: Nassau, Bahamas
Começamos o dia de gravação tendo Janick adicionando uma melodia uma oitava acima de sua linha de guitarra nos refrãos de “Coming Home”. Este é fim dos overdubs de guitarra nesta música. Então fomos para a canção “El Dorado”. Adrian faz um solo de guitarra – alguns takes dos quais fiz uma compilação. Ele está satisfeito. Steve não fica necessariamente por perto para coisas como solos de guitarra, mas ele gosta de escutar tudo em algum ponto. Depois, Janick faz um overdub de guitarra, adicionando uma oitava na linha do pré-refrão e depois fazendo seu solo. Davey vem para um começo tardio, após um tempinho na praia, e faz o solo do meio. Nós escutamos tudo bem alto e todos parecem bem felizes. Todos eles vão embora e eu fico para passar por alguns takes de “Mother of Mercy”, para que fique pronta para os overdubs. O jantar foi um peixe fresco e uma cerveja no bar, e cheguei em casa logo após às 19h30. Cedo em casa… Falei com meus bebês pelo Skype.

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010: Nassau, Bahamas
Um dia cheio no estúdio hoje. Davey começa o dia com alguns overdubs em “The Man Who Would Be King” – Harmonias de guitarra na conclusão e no refrão. Tentamos algumas na introdução, mas não ficaram boas. Então ele fez um solo rápido no qual eu inverti a la Hendrix, e ele adorou! Fizemos alguns outros sons estranhos – bombas caindo, etc, que vão junto com os solos de fundo, e então Janick faz um pequeno solo – e depois fizemos uma harmonia de três guitarras com todos os guitarristas, na segunda parte do solo. Originalmente seria um solo do Adrian, mas a faixa soou tão fora de controle depois das loucuras musicais de Davey, que introduzimos as melodias de guitarras em harmonia, que trazem alguma ordem ao caos. Esta canção agora está pronta por hoje, e então avançamos para os overdubs de “The Final Frontier”. Adrian faz um grande dedilhado de violão nos refrãos, e então adiciona uma linha grave de guitarra que ecoa a linha de baixo de Steve; e por último ele faz o solo em sua confiável Stratocaster…. E está bom por hoje, e pela semana!

Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010: Nassau-Bahamas
Minha família chega às 13h de Los Angeles, e todos nós tiramos o dia de folga. Ninguém reclamou! Bem, a “Delta Airlines” sacaneou o vôo de minha família e os deixou em uma longa e forçada espera em Atlanta – então eu aproveitei a oportunidade para fazer compras. Eu precisava de tudo no apartamento – papel higiênico, água… Vocês entenderam; então foi um tempo bem vindo para me preparar para eles. O estilo de vida solteiro não combina necessariamente com as necessidades de uma jovem família, e assim que abasteci a casa, fui para o aeroporto com Steve Gadd e Mike Kenney – que vieram para ajudar com a bagagem das crianças (eles se ofereceram, muito gentil e amigavelmente; não foi aquela coisa de Produtor controlador). Eles finalmente chegaram às 17h, e os vejo enquanto chegam na área de desembarque. Fiquei um pouco emocionado quando Talon, meu filho de dois anos, gritou “papai, papai, papai”… Legal!!!! Fim de semana de folga brincando com meus filhos na piscina e na praia!!!!!

Segunda e terça-feira, 1 e 2 de Fevereiro de 2010:
Nassau, Bahamas
Mais gravações em algumas das outras canções – fica um pouco como “Feitiço do Tempo” (Nota do tradutor: filme no qual um repórter é escalado mais uma vez para cobrir as festividades do Dia da Marmota no estado da Pensilvânia. Ele não vê a hora de terminar o trabalho e voltar para casa, mas o inesperado acontece: ele cai em um “feitiço do tempo”, e todos os dias seguintes passam a se repetir sempre iguais ao Dia da Marmota. Quando ele percebe o feitiço, passa a tirar vantagem dele, mas depois vem o tédio e o sentimento de frustração por não saber como sair daquela situação) contar e escrever tudo no diário, já que é um processo semelhante todos os dias para as canções e overdubs. Fizemos vários overdubs de guitarra, solos, harmonias, violões… Los tres amigos se revezam e ocasionalmente gravamos os três juntos, para conseguirmos aquele ritmo galopante que só Maiden pode criar de verdade – não há nada de matemático nisto, é feeling puro. Se você faz isso no Pro Tools, todo o feeling vai embora, então não fazemos!!!

Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010: Nassau-Bahamas
É o aniversário da minha esposa hoje, então tiramos o dia de folga e eu passei o dia inteiro no resort “Atlantis” com minha família. Um grande dia, brincado nas praias, descendo nos toboáguas, boiando em botes nas corredeiras e rios artificiais, e olhando o absolutamente incrível aquário que eles construíram lá! De noite, deixamos os bebês com minha sogra e saímos para uma íntima noite de adultos, mas estávamos tão detonados pelo dia que caímos na cama por volta das 21h30!

Quinta e sexta-feira, 4 e 5 de Fevereiro de 2010: Nassau-Bahamas
Mesmas atividades de 1 e 2 de fevereiro. Quase terminamos os overdubs, com relação às guitarras. Apenas um último solo de Adrian em “When The Wild Wind Blows” na segunda-feira, então nos reuniremos para uma última audição coletiva, e terminaremos com as guitarras no novo álbum do Iron Maiden. Ficaremos por aqui pelo resto da semana, então volto pra casa no próximo sábado, e Steve e Bruce chegam na próxima semana para finalizarem os vocais e mixagem…

Sábado, 6 de Fevereiro de 2010: Nassau-Bahamas
Está ventando e o tempo está tempestuoso. Sem estúdio hoje. Minha esposa e as crianças estão de malas prontas, já que deixam Nassau e vão para Los Angeles amanhã – então tivemos um jantar cedo, com peixe fresco, no “The Poop Deck”. Então minha esposa, Dev, e eu nos juntamos a Steve Gadd e sua cara metade, jen, Adrian Smith e sua esposa, Nathalie, e Janick Gers, para um drink mais tarde na noite. Um momento muito bom e foi divertido socializar apenas com adultos pra variar.

CONTINUA AMANHÃ…

Fonte: Iron Maiden
Tradução: Imprensa Rocker
http://imprensarocker.wordpress.com

The Final Frontier - Diário de Kevin Shirley
CLIQUE AQUI E LEIA O DIÁRIO COMPLETO