The Final Frontier no formato iTunes LP

Lançado e promovido pela Apple em 2009, o iTunes LP ainda não atingiu a performance desejada. Trata-se de uma versão digital dos antigos LPs, os álbuns completos com encarte e material adicional como letra das músicas e capa bem trabalhada, que no iTunes traz além das músicas e da parte gráfica, algum material extra, inclusive vídeos sobre os artistas em alguns casos. Mas talvez por pouca divulgação, talvez por pouca receptividade ou por outro motivo, o formato não pegou.

As negociações entre a Apple e os grandes selos musicais já tiveram consequências sobre a iTunes Store e sua forma de atuação, como por exemplo as músicas sem proteção DRM, ou as três faixas de preços para o catálogo de músicas á venda. E no ano passado, surgiu o iTunes LP após algumas conversas entre Apple e gravadoras. A indústria fonográfica queria vender mais álbuns completos em vez de apenas músicas individuais na iTunes Store, algo que vai contra toda a lógica da loja online.

Prevendo uma oportunidade comercial, e uma boa chance de voltar às origens, trazendo o artista mais próximo do fã não só pelos singles, mas por uma obra completa que vai além da música, a Apple resolveu investir neste formato. Ela investiu dinheiro de verdade, pagou cerca de US$ 60 mil para cada um dos primeiros iTunes LPs criados, e também publicou ferramentas (praticamente um SDK) com exemplos e todas as dicas para se criar um LP digital. Porém, mesmo com tanta divulgação no início, não houve tanta adesão, e existem poucos iTunes LPs à venda, e um deles é 'The Final Frontier' do Iron Maiden. Confira uma prévia do material!



O que pode dar mais um impulso para o formato, caso a Apple seja um pouco mais insistente na propaganda dos iTunes LPs, é o iPad. O produto é a interface perfeita para este tipo de combinação entre música e conteúdo gráfico/letra/vídeos/etc presentes nos novos LPs. O potencial e as possibilidades são enormes, tanto para os artistas, como para as gravadoras e o público, principalmente os que são fãs de verdade desses artistas, que terão um material mais completo para colecionar e curtir.

Fonte: Mac + / Iron Maiden