BBC: Documentário Heavy Metal Britannia

Bruce Dickinson (Iron Maiden), Tony Iommi (Black Sabbath), Rob Halford e Glenn Tipton (Judas Priest), Ian Gillan e Jon Lord (Deep Purple) Lemmy Kilmister (Motörhead) entre outros músicos foram entrevistados para o documentário "Heavy Metal Britannia", que está agendado para ir ao ar na BBC Channel Four na sexta-feira 5 março 9:00-10:30

Com narração de Nigel Planer, "Heavy Metal Britannia" traça o surgimento do Heavy Metal na Grã-Bretanha no final das décadas de 1960 e 1970, liderado por nomes como Judas Priest, Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin.

O início do estilo foi logo dominado pela paranóia e as trevas, embora muitas vezes de maneira imprudente. Os músicos eram em sua maioria homens da classe trabalhadora - um estilo britânico único da década de 1970 - produzindo sua própria audiência de cabelos compridos, headbangers com os seus próprios códigos, vestimenta e visão de mundo. E quando esta geração ainda definida como "metal britânico clássico", quase foi ultrapassada pelo punk britânico dos anos setenta, em seguida, veio de volta uma nova geração com nomes como Iron Maiden, Def Leppard e Saxon, que veio a ganhar o apelido de "The New Wave of British Metal" pela imprensa.

No alvorecer dos anos oitenta, o melhor de duas gerações do metal estava pronta para o longo caminho e fazer seu gênero a força-chave na música que é hoje.

Saiba mais: BBC.co.uk
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »