Powerslave: 25 anos de um clássico!

Motivado com a grande repercussão para hits como The Trooper e Flight Of Icarus, ambos do Piece Of Mind (1983), os britânicos do Iron Maiden apostaram em algo épico e grandioso no álbum seguinte, Powerslave (Lançado em 3 de Setembro de 1984), e como resultado obtiveram uma verdadeira obra prima do Heavy Metal.

Num primeiro contato visual, o fã se depara com uma das melhores capas da história da banda, onde o artista Derek Riggs, certamente tendo como referência o álbum All N’ All (1977) do Earth, Wind & Fire, deu uma roupagem imponente e faraônica (literalmente) para Eddie. Esta arte, inclusive, é palco para uma “exploração” minuciosa e interessante, principalmente para os possuidores da versão em vinil. Mas e o lado musical, como fica?

Logo na abertura temos a bombástica e veloz Aces High, narrando a história de um piloto da Royal Air Force lutando contra os aviões da alemã Luftawffe na famosa batalha de 1940, durante a 2° Guerra Mundial. Esta música se transformou em um dos maiores clássicos do Maiden, juntamente com a seguinte no track list, 2 Minutes to Midnight. Primeiro e mais famoso single do álbum, atingindo a 11° posição nas paradas britânicas e a 25° no “Mainstream Rock Tracks” da Bilboard, a composição da dupla Dickinson/Smith também falava de guerra, entretanto num contexto mais recente: a ameaça nuclear.

A instrumental e cativante Losfer Words (Big ‘Orra) dá uma espécie de “respiro” para a sequência matadora com Flash Of The Blade, The Duelists e Back in The Village, seguidas pelos perfeitos riffs e clima “galopado” da faixa título e o encerramento pra lá de épico com a longa Rime Of The Ancient Mariner, composição de Harris recontando o poema homônimo de Samuel Taylor Coleridge.

O sucesso de Powerslave foi gigantesco, com a 2° posição nas paradas britânicas e a 21° no “The Bilboard 200” (na época a maior já alcançada pela banda em solo norte-americano), e deu espaço para uma magistral turnê, a World Slavery Tour, com grande produção de palco. Nela os brasileiros conferiram um show do Iron Maiden pela primeira vez, no Rock in Rio, em 11 de Janeiro de 1985.

TEXTO: Ricardo Campos - Roadie Crew - N° 100 (Maio/2007)
"100 Grandes Álbuns - Heavy Metal e Classic Rock"