Alemanha: fãs multados por venda de Bootlegs

Sabe aquele disco raro do Iron Maiden que só você, ou pouquíssimas pessoas tem? Cuidado ao tentar comercializar ele por aí em sites de vendas, leilões e similares. Na Alemanha isso tem dado muita dor de cabeça para alguns fãs da Donzela de Ferro que tentaram ganhar dinheiro vendendo discos lançados ilegalmente naquele país durante a década de 1990.

Um crânio na ponta de um punhal e títulos dispostos aleatoriamente: "Iron Maiden Live USA - Original Artist Recording" em amarelo, vermelho, rosa e turquesa. O CD se parece com muitos outros, mas é uma pequena bomba-relógio. Se este CD (e alguns outros suspeitos) forem pegos sendo vendidos para terceiros na Alemanha, os responsáveis podem receber uma intimação em nome da Iron Maiden Holdings Ltd.

A empresa que administra os direitos autorais do Iron Maiden está através da "Hamburger Kanzlei Sasse & Partner" na Alemanha agindo energicamente contra os vendedores de itens não-licenciados Iron Maiden. Aqueles que são pegos recebem a recomendação para assinar uma declaração de falência e pagar uma taxa de 100 Euros. Caso contrário, são processados e tem que responder judicialmente contra violação de direitos autorais.

O advogado do Iron Maiden na Alemanha, Thomas Schlegel, falou ao site Spiegel Online: "A marca Iron Maiden é protegida por que lhes pertence, a empresa possui diversos empregados e claro que incomoda aos detentores de direitos quando outros ganham dinheiro com o nome de sua marca, ou seja, sem o Iron Maiden ver um centavo desses lucros. Acima de tudo, o Iron Maiden fica bastante incomodado quando os produtos são vendidos sob sua marca com baixa qualidade, gerando danos também a sua imagem."

Na edição de julho da revista alemã "Rock Hard", um leitor reclamou que foi processado pela venda de um CD ao vivo, foi ao tribunal, perdeu, e agora deve pagar 1.000 Euros das custas do processo. O advogado Schlegel, em resposta à "Rock Hard", comentou que a pessoa teria sido mal aconselhada pelo seu advogado, pois poderia ter pago apenas 100 Euros de taxa e assinado a declaração de falência.

"Nenhum artista está interessado em agir contra seus próprios fãs, dos quais ele vive... mas existem CDs falsificados, DVDs, camisetas, relógios, calendários e todo tipo de produtos piratas com o logo do Iron Maiden em todo lugar, com pessoas ganhando dinheiro, agora estamos pedindo indenizações. "

E agora? Como ter certeza que você não pode vender um item da sua coleção agora mesmo? Segundo o advogado da banda, é muito fácil de reconhecer o que é legal: "Na Alemanha, e em praticamente todo o mundo, os produtos do Iron Maiden incluindo gravações ao vivo, são lançados exclusivamente pela EMI."

Fonte: Spiegel.de