Entrevista: Bruce Dickinson, piloto e vocalista.

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, conversou com Darryl Sterdan da Sun Media sobre diversos tópicos, incluindo a semelhança entre ser piloto e vocalista do Iron Maiden.

Você está levantando o nível aqui - diversos músicos pilotam a van e alguns pilotam o ônibus, mas você não vê ninguém mais pilotando o avião.
Dickinson: "(Risos) Bem, é um ônibus, na verdade. É o maior ônibus do mundo".

Há similaridades entre ser um piloto e ser um cantor de rock?
Dickinson: "Bem, a imagem do piloto é a de alguém que está sempre no controle. E a imagem da estrela do rock é de alguém que está sempre fora de controle. A verdade é que, como um piloto, você não está tão no controle como boa parte das pessoas pensam. Você está constantemente gerenciando riscos. Isso não significa que o avião não é seguro, mas a quantidade de controle que você tem sobre a natureza não é absoluta. Agora, mudando para a sua cabeça de estrela do rock, você está correndo no palco salivando como um maníaco, gritando, berrando, rosnando. Mas, na verdade, o show é muito bem controlado. Se você não for disciplinado, a banda irá desmoronar. Então as aparências são diferentes, mas no fundo não são tão diferentes. Um piloto tem que estar ciente do que ocorre a sua volta e de todas as coisas que podem afetar o avião. Como um cantor, você tem que divertir o público e tem que estar ciente de todas as coisas que podem afetar todo o processo do show".

Voar todos os dias e tocar todas as noites parece ser uma agenda infernal.
Dickinson: "Bem, seria se eu fizesse isto. O documentário aparentemente dá esta impressão, mas é apenas o que as pessoas leram dentro dele. Se fizéssemos um documentário sobre aviação você veria como funciona de verdade. Eu não posso voar depois de fazer um show - tenho que esperar 12 horas. É uma medida regulatória. Então, quando você me via pilotando, era porque nós tivemos um dia de descanso depois do show e então saímos da cidade no outro dia. E durante todo o tempo, no avião, temos três pilotos como garantia para o caso de algum deles ficar doente. De fato um deles acabou tendo uma intoxicação alimentar e eu tive que pilotar. Se eles tivessem mostrado isso, você teria visto eu pilotando o avião de shorts e camiseta".

Falando sobre roupas, eu achei curioso que você estava sempre usando um uniforme de piloto quando estava voando. Por que? Você não poderia usar o que você quisesse quando você está alugando o avião?
Dickinson: "Bem, nós estávamos alugando o avião, claro. Mas eu também trabalho para a companhia aérea".

Espere, você estava alugando o avião e trabalhando para a companhia aérea? Então você estava sendo pago para voar para si mesmo em sua turnê?
Dickinson: "Acho que eu provavelmente era! Ei, isso não é ruim, ou é? (Risos)"

Você estava recebendo por ambos.
Dickinson: "E se você pudesse também ganharia pelos dois lados, você deveria! (Risos)"

A entrevista completa (em inglês) pode ser lida neste link.

Fonte: Brave Words & Bloody Knuckles | Whiplash