STEVE HARRIS

Stephen Percy Harris (12 de março de 1956, Leytonstone, Londres, Inglaterra), popularmente conhecido como Steve Harris, é um músico inglês. Steve é membro-fundador, baixista e principal compositor da banda de heavy metal Iron Maiden. Ele é o único membro-fundador ainda na banda, que surgiu em 1975.

Steve trabalhava como desenhista arquitetônico em Londres, mas desistiu do trabalho quando fundou o Iron Maiden. Durante o ano de 1970, foi um jovem jogador do West Ham United. Jogador excepcional, seus colegas de time dizem que, se não fosse baixista, definitivamente seguiria carreira como jogador profissional.

Como baixista autodidata, o primeiro baixo de Steve foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 Libras, aos 17 anos de idade. Hoje ele usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado. Steve Harris foi influenciado por baixistas também excepcionais, como Chris Squire do Yes, Mike Rutheford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Um de seus baixistas favoritos é Pete Way do UFO, que também influenciou seu estilo e performance de palco.

A primeira banda de Harris foi a banda "Influence", que foi mais tarde renomeada para Gypsy's Kiss. Porém, depois de sete apresentações, o grupo acabou e Harris decidiu se juntar a uma banda da região leste de Londres chamada Smiler. Nesta banda estavam o baterista Doug Sampson, o vocalista Dennis Wilcock e os guitarristas Mick e Tony Clee. Mick e Tony, oito anos mais velhos que Steve, eram os líderes da banda. Para Steve, foi experiência interessante, mas relativamente bem curta. A banda chegou a fazer uma versão de Innocent Exile, mas recusaram-se a tocar a primeira composição de Harris ("Burning Ambition"), com a justificativa de que ela mudava muitas vezes a fórmula de compasso (mudanças de andamento).

Frustrado, Harris saiu da Smiler e resolveu buscar novos músicos para uma banda nova, o Iron Maiden. A intenção do nome foi provocar Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra inglesa, conhecida como Dama de Ferro (Iron Maiden) pelo regime forte e repreendedor que caracterizou a passagem dela pelo poder político da Inglaterra. Menções à sua imagem foram feitas em coverarts do Iron Maiden(vide Women In Uniform). Steve Harris é considerado um dos melhores baixistas da atualidade e tem seu nome presente em praticamente todas as composições de sua banda.

Harris também é pai de Lauren Harris, uma cantora de pop/rock.