JANICK GERS

Janick Robert Gers, Janick Gers para seus fãs (Nascido em 27 de Janeiro de 1957, Hartlepool, Inglaterra). É um guitarrista inglês. Ingressou como guitarrista da banda britânica de heavy metal Iron Maiden em 1990 a convite do vocalista Bruce Dickinson, para substituir Adrian Smith, que saía então da banda para tentar a carreira solo.


Gers é conhecido por sua marcante presença de palco: nos shows gosta muito de pular, correr de um lado a outro, jogar o instrumento para o alto e batê-lo nas paredes. É um bom compositor, contribuindo com várias letras e riffs para o grupo. Como guitarrista mostra um Iron Maiden mais pesado muitas vezes como quando executa a música 2 Minutes to Midnight onde o próprio Steve Harris prefere sua maneira de executa-la do que a versão original.Tecnicamente, é um ótimo guitarrista tendo já tocado com a Ian Gillan Band e com o próprio Bruce Dickinson em sua carreira solo.

Janick Gers constitui, provavelmente, o assunto mais polêmico entre os fãs do Maiden. Se por alguns é amado e idolatrado por sua presença de palco e carisma, é odiado por outros que nunca se conformaram por ele ter substituído Adrian Smith.

Atualmente, o Iron Maiden conta com 3 guitarristas: Dave Murray (membro co-fundador do grupo), Adrian Smith (que retornou à banda em 1999) e Janick Gers. A banda também possui Bruce Dickinson (vocalista), Steve Harris (baixista e fundador) e Nicko McBrain (baterista), além é claro do carismático mascote Eddie.