Single: Running Free - 1980

Running Free
8 de fevereiro de 1980

1. Running Free
2. Burning Ambition


Primeiro item oficial da banda após assinar contrato com a EMI. É também o primeiro item em que Eddie aparece (mesmo não mostrando o rosto) e claro, o primeiro trabalho do famoso desenhista Derek Riggs para a banda.

O single vendeu mais de 10.000 cópias na primeira semana de lançamento.

A música, escrita por Steve Harris e Paul Di'Anno conta a história de um jovem de 16 anos dono de uma caminhonete recém saído de uma noite na prisão em Los Angeles. A arte da capa tem Eddie com o rosto inteiramente coberto porque a banda não queria que a aparência do mascote fosse revelada até o lançamento do primeiro álbum. A arte da capa também possui algumas referências a bandas de Heavy Metal da época, como Led Zeppelin, Scorpions, Judas Priest e algumas outras bandas.

A música "Burning Ambition", do lado B do single foi escrita por Steve Harris durante a sua época na banda Gypsy's Kiss. O solo de guitarra é desempenhado por Dave Murray. Essa música é o único lançamento comercial da banda com o baterista Doug Sampson, já que no lançamento do primeiro álbum ele já tinha sido substituido por Clive Burr

Formação:
Paul Di'Anno - vocal
Dave Murray - guitarra
Dennis Stratton - guitarra & backing vocals em "Running Free"
Steve Harris - baixo & backing vocals
Clive Burr - bateria em "Running Free"
Doug Sampson - bateria em "Burning Ambition"

Informações adicionais:
Ilustração da capa: Derek Riggs
Gravado no East End Studios e no Kingsway Studios, Londres, Inglaterra.
Música 2 composta por Steve Harris.